Dados de satélite mostram vala comum com centenas de corpos na Ucrânia
ONU considera total de mortos em Mariupol "muito baixo" por causa das dificuldades de acesso à cidade
Imagens de satélite revelaram dezenas de corpos enterrados em valas comuns na cidade portuária de Mariupol, na Ucrânia. A informação foi divulgada pelo Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
A chefe da Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos na Ucrânia, Matilda Bogner explicou que uma das imagens mostra aparentemente 200 pessoas enterradas numa vala comum. Ela ressaltou que isso não significa que todos os corpos sejam civis, porque ao ser documentado esse dado não são incluídos militares e pessoas morrendo de outras razões além dos confrontos diretos.
Ainda segundo o Escritório de Direitos Humanos destaca que a metodologia da ONU na contagem de baixas no conflito da Ucrânia forneceu um total "muito baixo" de vítimas confirmadas em Mariupol, em grande parte devido às dificuldades de acesso ao local.
No geral, a ONU contabilizou pelo menos 1.035 civis mortos na Ucrânia neste período e 1.650 feridos. Bogner disse não haver "uma ideia completa dos locais que tiveram combates intensos, em particular Mariupol e Volnovakha".