Publicidade
Jornalismo

Presidente dos EUA diz que Putin não pode continuar no poder

Biden também afirmou que Moscou sofrerá consequências se suas tropas avançarem territórios de países da Otan

Imagem da noticia Presidente dos EUA diz que Putin não pode continuar no poder
Biden discurso Polônia
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encerrou neste sábado (26.mar) a viagem que fez à Europa. Após encontro com autoridades da Polônia, o presidente norte-americano discursou diante do Castelo Real de Varsóvia por cerca de 25 minutos.

+ Leia as útlimas notícias no portal SBT News

Biden chamou Vladimir Putin de "ditador" e atacou o presidente russo pela operação do Kremlin que levou à guerra na Ucrânia. "Pelo amor de Deus, esse homem (Putin) não pode continuar no poder", disse o presidente dos Estados Unidos em uma das declarações mais fortes até agora com relação ao presidente da Rússia, que comanda a invasão da Ucrânia.

O presidente norte-americano disse também que a Rússia sofrerá consequências se suas tropas avançarem "um centímetro" para dentro do território da Otan -- a aliança militar que reúne 30 países. Para Biden, o compromisso dos Estados Unidos com os aliados da Otan é "sagrado". O artigo 5º do tratado determina o "princípio da defesa coletiva", ou seja, se um dos países-membros for atacado, todos os outros devem se unir para defendê-lo com seus recursos.

"Os dias de qualquer nação sujeita aos caprichos de um tirano por suas necessidades energéticas acabaram ? eles devem acabar", diz Biden, pedindo aos aliados europeus que parem de depender da energia russa. O governo dos EUA prometeu ajudar os aliados para garantir mais 15 bilhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito.

Ao mesmo tempo, Biden direcionou palavras especialmente aos cidadãos russos. "Se vocês puderam ouvir, vocês, russos, não são nossos inimigos", disse o presidente norte-americano.

"Nós sabemos que vocês não querem matar crianças inocentes ou atingir escolas, hospitais, maternidades. Vocês não querem que cidades fiquem cercadas e milhões de pessoas com risco de morrer de fome. Estações de trens cheias de famílias apavoradas depois de perderem suas casas. Não é um futuro que as suas famílias merecem, que seus filhos merecem. Falar a verdade é necessário: esta guerra não é a guerra do povo russo", afirmou Biden.

A visita de Biden à Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia, encerra a série de encontros relacionados ao contexto da guerra que aflige o país vizinho.

Leia mais:

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade