"EUA que estão do lado errado", diz porta-voz do chanceler chinês
Hua Chunying criticou a ameaça dos EUA de que iriam retaliar a China caso o país fornecesse ajuda à Rússia
Em uma série de tweets, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, criticou as últimas declarações do governo norte-americano de que a China poderia fornecer suporte e equipamentos militares à Rússia.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
"A afirmação de que China está do lado errado da história é arrogante. São os EUA que estão do lado errado da história.", afirmou Chunying, que acrescentou: " A China tem feito o seu melhor para a paz e continuará a desempenhar um papel construtivo". Segundo a porta-voz, se os Estados Unidos tivessem "honrado suas garantias, se abstido de expandir repetidamente a Otan e prometido que a Otan não admitiria a Ucrânia, a situação teria sido muito diferente". Ela também insinua que os EUA "atiçaram as chamas" fornecendo armas e munições para a Ucrânia.
The claim that #China is on the wrong side of history is overbearing. It is the #US that is on the wrong side of history.
? Hua Chunying ??? (@SpokespersonCHN) March 18, 2022
Para Chunying, uma solução duradoura seria que os grandes países respeitassem uns aos outros, rejeitassem a "mentalidade de Guerra Fria". A fala é uma clara indireta aos Estados Unidos.
Nesta 6ª feira (18.mar), o presidente da China, Xi Jinping e o presidente norte-americano, Joe Biden, conversaram por meio de uma vídeoconferência. Segundo o governo chinês, Biden reiterou que os Estados Unidos não buscam uma nova Guerra Fria com a China, e que os "EUA não apoiam a "independência de Taiwan" ou pretendem buscar um conflito com a China".