Agência Espacial Europeia cancela missão em parceria com Rússia
Decisão foi anunciada como reprovação às operações militares do governo na Ucrânia
SBT News
A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) afirmou, na noite de 5ª feira (17.mar), que não tentará mais a missão ExoMars em parceria com a Rússia. Segundo a entidade, a decisão foi tomada como resposta à invasão russa na Ucrânia e deve ser um alerta para que a Europa invista ainda mais em tecnologias espaciais próprias.
+ Diário da Guerra 23: siga as últimas informações sobre o ataque à Ucrânia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em entrevista à agência de notícias Associated Press, o diretor da agência, Josef Aschbacher, disse que a ESA deve estudar agora componente por componente para determinar quanto tempo será necessário para realizar a missão, que seria lançada no fim deste ano. O objetivo da atividade, segundo ele, seria procurar por sinais de vida antiga em Marte.
"Um lançamento com a corporação espacial estatal da Rússia, Roscosmos, agora é praticamente impossível, mas também politicamente impossível", disse Aschbacher. "Este ano, o lançamento se foi", acrescentou.
+ Mapa Mundi: fiasco russo aumenta risco de opção nuclear de Putin
Em nota, a agência lamentou "profundamente" as ações russas na Ucrânia e os ataques contra civis. A empresa também afirmou que, "embora reconheça o impacto na exploração científica do espaço, a ESA está totalmente alinhada com as sanções impostas à Rússia por seus estados membros".
Leia também
+ Novo grupo de refugiados da Ucrânia chega ao Brasil
+ ONU diz que mais de 700 civis foram mortos na Ucrânia
+ EUA alertam China sobre riscos de apoiar "agressão russa" à Ucrânia