Publicidade
Jornalismo

Conflito na Ucrânia chega ao 19º dia com nova rodada de negociações

Ataques e bombardeamentos já provocaram a saída de mais de 2,6 milhões de pessoas do país

Imagem da noticia Conflito na Ucrânia chega ao 19º dia com nova rodada de negociações
Encontro é o quarto encontro realizado pelos representantes das nações desde o início da guerra | Divulgação/Ministério da Defesa da Ucrânia
• Atualizado em
Publicidade

O conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia chega ao 19º dia, nesta 2ª feira (14.mar), e deve ser marcado por uma nova rodada de negociações. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o encontro está marcado para acontecer de forma virtual e deve abordar resultados preliminares de conversas que vêm sendo realizadas, como as exigências estabelecidas por ambos os países e o comprometimento com os corredores humanitários.

+ Diário da Guerra 19: siga as últimas informações sobre o ataque à Ucrânia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em pronunciamento, o negociador ucraniano e conselheiro presidencial, Mykhailo Podolyak, disse acreditar que pode haver progresso nas negociações nos próximos dias, uma vez que, segundo ele, "o lado russo se tornou mais construtivo". Podolyak também assegurou que a Ucrânia não pretende ceder, a princípio, em nenhuma posição, mas que o governo russo ouve atentamente às propostas impostas pelo país.

Este é o quarto encontro realizado pelos representantes das nações desde o início da guerra. Na última reunião, os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, não avançaram nos acordos para um possível cessar-fogo, mas ambos concordaram em um maior comprometimento com os corredores humanitários para a evacuação de civis. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2,6 milhões de pessoas já fugiram do país.

+ OMS pede cessar-fogo na Ucrânia para cuidados médicos

Apesar da frustração, os líderes afirmaram que continuam com os esforços para encontrar uma solução diplomática para o conflito. Entre as exigências da Rússia está o não ingresso da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), fazendo com que o território permaneça neutro. O governo ucraniano, por outro lado, defende a independência do país.

Leia também

+ Ataque russo atinge prédio residencial na Ucrânia e provoca incêndio

+ Questão de tempo até míssil russo cair no território da Otan, diz Ucrânia

+ Pelo menos 596 civis morreram por causa da guerra na Ucrânia, diz ONU

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade