Zelensky está pronto para conversar com Putin, diz vice-presidente
Acordo de cessar-fogo, segundo Zhovkva, está nas mãos do presidente russo
SBT News
O vice-presidente da Ucrânia, Igor Zhovkva, afirmou, nesta 6ª feira (11.mar), que o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, está pronto para conversar diretamente com o presidente russo, Vladimir Putin, "a qualquer momento". Apesar da declaração, ele sinalizou que o país não fará compromissos com as exigências impostas pelo governo russo durante as negociações.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A fala de Zhovkva veio um dia após os ministros das Relações Exteriores de ambos os países se encontrarem na Turquia para negociar um possível cessar-fogo. O encontro, no entanto, não rendeu um consenso sobre o fim dos conflitos militares, mas promoveu maiores compromissos com a liberação de corredores humanitários para garantir a segurança dos civis que tentam fugir da Ucrânia.
"É uma coisa muito boa que eles se encontraram, mas infelizmente podemos dizer que o ministro das Relações Exteriores da Rússia não é quem toma a decisão final. A decisão final de parar a guerra, de fazer um cessar-fogo, de retirar as tropas é tomada por uma única pessoa", disse ele, em entrevista à CNN, referindo-se a Putin.
+ Rússia e Ucrânia afirmam compromisso com Aiea para evitar acidente nuclear
O vice também voltou a sinalizar que a Ucrânia está disposta a ser um território neutro, assim como exigido pelo governo russo, e desistir da entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Contudo, ele reforçou que o país precisará de garantias de seguranças rígidas para que os atuais conflitos militares não se repitam no futuro.
Leia também
+ Conflito na Ucrânia chega ao 16º dia e soma 2,5 milhões de refugiados
+ Rússia lança três ataques aéreos contra cidade ucraniana
+ Conselho de Segurança da ONU fará reunião sobre armas químicas na Ucrânia