Publicidade
Jornalismo

Ucrânia vai vender NFTs para financiar combate à invasão russa

Segundo o vice-premiê ucraniano, "todos os dias há mais e mais pessoas dispostas a ajudar a Ucrânia"

Imagem da noticia Ucrânia vai vender NFTs para financiar combate à invasão russa
Cadeado com sigla 'NFT' inscrita (Marco Verch/Flickr)
• Atualizado em
Publicidade

O vice-primeiro-ministro da Ucrânia e ministro de Transformação Digital do país, Mykhailo Fedorov, disse na 5ª feira (3.mar), pelo Twitter, que, em breve, o país anunciará Non Fungible Tokes (NFTs) -- tokens não fungíveis, em português -- para obter fundos a serem revertidos em ações em prol do combate à invasão russa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

NFTs são itens que só existem digitalmente e são únicos, como se tivessem um DNA. Eles não podem ser trocados ou vendidos com dinheiro "do mundo real", como dólares, euros ou reais. Apenas com criptomoedas -- Bitcoin, Ethereum entre outras --, já que foram criados e estão vinculados à rede dessas divisas. Consequentemente, o valor desses itens únicos está sujeito não só ao valor subjetivo do item em si -- que varia de acordo com a demanda, escassez e fama de quem emite -- mas às flutuações do mercado financeiro digital.

No mesmo tweet de 5ª feira, Fedorov acrescentou que "todos os dias há mais e mais pessoas dispostas a ajudar a Ucrânia a combater a agressão". Segundo uma empresa responsável pelo rastreamento de transações de criptomoedas, US$ 33,8 milhões, cerca de R$ 173,6 milhões, em moeda digital, foram doados ao governo e a organizações não-governamentais (ONG's) da Ucrânia até 4ª feira (2.mar).

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade