Chanceler da Alemanha doará parte do PIB do país à Ucrânia
Olaf Scholz afirmou que como democratas e europeus estão do lado certo da história
SBT News
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, afirmou durante discurso no parlamento alemão neste domingo (27.fev), que irá doar mais de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país para a Ucrânia. A intenção é contribuir com a defesa do país, diante da guerra com a Rússia. Ao todo, o governo alemão fornecerá cerca de 100 bilhões de euros para investimentos militares.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Scholz declarou que o investimento em segurança é necessário para defesa da liberdade e da democracia. Ainda durante seu discurso, o chanceler da Alemanha disse estar "ao lado certo da história. "Como democratas e europeus, estamos do lado certo da historia". Ele também disse que "Putin não deve nos subestimar" quanto a defesa.
O chanceler da Alemanha ainda anunciou sanções contra a Rússia. De acordo com Scholz, os bancos russos e as companhias estatais "serão cortadas", e relembrou que as instituições financeiras russas serão retiradas do sistema Swift -- setor que possibilita rápida transferência de dinheiro através de fronteiras.
Olaf encerrou seu discurso citando que a escolha pela guerra foi de Putin, e que o líder russo "sentirá que precisa pagar pelo que está fazendo".
CONFIRA ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO CONFLITO RÚSSIA X UCRÂNIA:
+ Diário da Guerra 4: acompanhe as últimas informações da guerra na Ucrânia
+ Trump muda discurso e passa a criticar guerra na Ucrânia
+ Ministério da Defesa da Ucrânia diz que 4,3 mil soldados russos foram mortos
+ Ucrânia rejeita oferta da Rússia para negociações em Belarus