FAB disponibiliza duas aeronaves para resgatar brasileiros na Ucrânia
Aviões são do mesmo modelo das já utilizadas em outras missões humanitárias internacionais
SBT News
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ter colocado dois aviões "de prontidão" para buscar brasileiros na Ucrânia. O anúncio foi feito neste sábado (26.fev). No entanto, não foi divulgado quando e como será o processo de evacuação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a corporação, serão usados dois modelos cargueiros KC-390, utilizados anteriormente para transportar doações às vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.
As aeronaves foram preparadas por orientação dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
A Força Aérea Brasileira (FAB), sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. pic.twitter.com/G7VnMbdMsp
? Força Aérea Brasileira ?? (@fab_oficial) February 26, 2022
"A Força Aérea Brasileira (FAB), sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti", diz nota.
A guerra entre Rússia e Ucrânia chegou ao terceiro dia neste sábado (26.fev) e, até o momento, ao menos 198 ucranianos, incluindo três crianças, foram mortos desde o início da invasão russa. Informações do Ministério da Saúde do país apontam que 1.115 pessoas ficaram feridas.
AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO CONFLITO RÚSSIA X UCRÂNIA:
+ Em terceiro dia de guerra, número de ucranianos mortos se aproxima de 200
+ Estônia proíbe voos de companhias aéreas da Rússia
+ Presidente da Ucrânia recusa oferta dos EUA para deixar o país
+ Presidente menciona "sucesso" em ofensivas e prefeito declara toque de recolher
+ Anonymous declara "guerra" e Facebook proíbe monetizações da mídia estatal russa
+ Países vizinhos à Ucrânia recebem refugiados do conflito
+ Kiev é atacada; "não vamos baixar as armas", diz presidente ucraniano
+ Diário da Guerra 3: acompanhe as últimas informações da guerra na Ucrânia