Somente 11% dos africanos estão vacinados contra a covid-19
Para atingir a meta de 70% dos vacinados até meados deste ano é preciso aumentar seis vezes o ritmo
SBT News
O ritmo da vacinação na África precisa aumentar seis vezes para cumprir a meta de 70% estabelecida para meador de 2022, apontou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Espera-se que o número de vacinados por semana suba de 6 milhões para 36 milhões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Agência destacou que a maior campanha de vacinação da história da África ainda não atingiu os resultados. A diretora do Escritório Regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, afirma que apenas 11% da população do continente está totalmente imunizada. Apesar disso, ela ainda considera a entrega de 587 milhões de imunizantes "a dose de esperança para este ano". Das doses, 58% foram entregues pela Covax, 36% por acordos bilaterais e 6% pelo Mecanismo de Aquisição de Vacinas da União Africana, Avat.
As ilhas Maurício e Seychelles atingiram a meta de 70% e sete países africanos vacinaram 40% de sua população. Pelo menos 21 países têm menos de 10% de suas populações imunizadas. Ainda, aproximadamente 16 nações imunizaram menos de 5% e três vacinaram menos de 2% com as duas doses.
Atualmente, o continente vem sofrendo uma baixa nos casos de Ômicron, variante descoberta por cientistas locais.