RJ: polícia ocupa Jacarezinho para retomar UPP
Retomada de unidade de polícia estava prevista para o ano passado, após o massacre na comunidade, em maio de 2021. 28 morreram, sendo 1 policial
Primeiro Impacto
A comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), foi palco para uma operação policial na manhã de 4ª feira (19.jan). A região foi tomada por cerca de 200 policiais, entre agentes do BOPE, da Polícia Civil, Militar e outros grupamentos.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O objetivo da ação é reestabelecer as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), um desdobramento de uma proposta do governador Cláudio Castro (PL) feita em 2021 após o massacre na comunidade do Jacarezinho, em maio.
A chacina, uma das maiores cometidas no país e a mais letal do estado, deixou 28 mortos, sendo um policial. Dois agentes que participaram da operação foram denunciados por homicídio doloso e fraude pela morte de um jovem de 21 anos.
Segundo o Ministério Público, os dois policiais estavam juntos quando um deles matou um homem desarmado e rendido dentro de uma casa. A cena do crime foi alterada antes da chegada da perícia.
A ocupação iniciada na 4ª feira tem tempo indeterminado. A operação também vai cumprir 41 mandados de busca e apreensão. Atualmente, 37 UPPs estão em funcionamento no estado.
VEJA TAMBÉM: