Vacinas aplicadas por engano em crianças na Paraíba estavam vencidas
Crianças de 5 a 11 anos receberam a dose para adultos do imunizante da Pfizer
SBT Brasil
A Secretaria Estadual da Saúde da Paraíba informou que 60 crianças tomaram vacina contra covid-19 com doses para adultos em Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, e confirmou que os imunizantes estavam vencidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As mães da zona rural de Lucena estão assustadas com a informação de que os filhos de 5 a 11 anos tomaram a vacina da Pfizer para adultos, uma dose três vezes maior.
De acordo com elas, as doses foram aplicadas no dia 7 de janeiro em pelo menos 42 criancas do assentamento Outeiro de Miranda, zona rural de Lucena. Muitas delas apresentaram sintomas.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve nesta 2ª feira (17.jan) em Lucena para acompanhar o caso. "É o que nós consideramos erro vacinal. A principal e mais frequente complicação é a inflamação do coração, que nós chamamos de miocardite, então temos que monitorar e verificar a resposta imunológica dessas crianças à essa vacina", afirmou Queiroga.
O secretario estadual da Saúde da Paraíba disse que as 60 crianças que tomaram as doses para adultos não tiveram reações graves porque as vacinas estavam vencidas.
"Portanto seu poder de imuninogicidade, de relação autoimune, ela é menor, consequentemente as crianças tiveram apenas efeitos adversos leves", disse Geraldo Medeiros.
O prefeito de Lucena afastou o secretario municipal da saúde, a chefe de imunização, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem. Já o Ministério Público Federal começou a ouvir os envolvidos.
Em depoimento, a técnica de enfermagem que aplicou os imunizantes disse que tinha ordem para vacinar todas as pessoas porque as doses iriam vencer, e que não houve capacitação para vacinação de covid em adultos e crianças.
"Essa responsabilidade dos profisssionais envolvidos ou a eventual responsabilidade da gestão vem sendo apurados pelo mistério público", afirmou a promotora Fabiana Lobo.