Publicidade
Jornalismo

Total de internações em leitos para covid cresce 20% em SP

Aumento é contabilizado na capital e na Grande São Paulo; interior e litoral também registram casos

Imagem da noticia Total de internações em leitos para covid cresce 20% em SP
Preocupação é que o número de internações volte a aumentar após as festas de fim ano | Flirck
• Atualizado em
Publicidade

O número de pacientes internados em hospitais públicos e privados do Estado de São Paulo em leitos destinados à covid-19 vem aumentando nas últimas semanas. Segundo o último balanço da plataforma de monitoramento Info Tracker (22.dez), o número de pessoas internadas chega a 2.448, sendo 964 delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), um aumento de 20,06% em comparação aos últimos 14 dias.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Enquanto no interior e litoral o aumento ainda é tímido, na capital paulista e na Grande São Paulo a ocupação dos leitos já vem causando superlotação em algumas unidades de saúde. Na última 3ª feira (21.dez), por exemplo, circularam imagens nas redes sociais de pacientes esperando atendimento deitados no gramado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João, em Guarulhos. O aumento de pacientes, segundo a prefeitura da região, foi diante da alta significativa de indivíduos com sintomas respiratórios.

Ainda conforme o Info Tracker, a Baixada Santistas registrou 17 internações nas últimas 24 horas, enquanto as cidades do interior paulista computaram 116 novas hospitalizações, o maior número em 15 dias. Os dados, no entanto, não compõem as informações em tempo real sobre o diagnóstico de pacientes que estão sendo atendidos com sintomas gripais, a chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e com covid-19, uma vez que as informações no sistema do Ministério da Saúde sofreram um apagão depois de um ataque hacker.

Apesar do aumento, a marca ainda não é alarmante. Trata-se de um crescimento de cerca de 270 novas internações em UTIs por dia para algo perto de 400 pacientes. Em março, por exemplo, o Estado presenciou a pior fase da pandemia, chegando a registrar mais de 3 mil hospitalizações diárias. A preocupação, no entanto, é que o número de internações volte a aumentar após as festas de fim ano, como Natal e Ano Novo. 

Variante ômicron

Mesmo com a alta de hospitalizações, as unidades de saúde informam que ainda não foi registrada nenhuma internação de paciente com a variante ômicron. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, há, até o momento, 21 casos confirmados da cepa na região, sendo 17 na capital, um em Guarulhos, um em Limeira, um em Mirassol e um em São José dos Campos, todos com resultado de sequenciamento e investigação epidemiológica. 

Para conter a disseminação da ômicron, o governo está apostando na alta taxa de vacinação ? e nas doses de reforço ?, bem como na obrigatoriedade do uso de máscaras, medida que foi prorrogada na última 2ª feira (20.dez) até o dia 31 de janeiro. A campanha de imunização no Estado já alcançou 92,5% dos maiores de 12 anos e 78% da população total. Quase 22% dos maiores de 12 anos também já receberam a dose adicional.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade