Argentina detecta primeiro caso da variante Ômicron
Viajante procedente da África do Sul está em isolamento social e não apresenta sintomas da doença
SBT News
O governo da Argentina informou, no domingo (5.dez), que identificou o primeiro caso de covid-19 relacionado a variante ômicron. Segundo comunicado do Ministério da Saúde, trata-se de um homem, de 38 anos, que regressou ao território argentino no último dia 30 após uma viagem à África do Sul.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conforme informado, o homem, que estava com o ciclo vacinal completo, já cumpria quarentena desde quando ingressou no país, mas só ontem a presença da variante foi confirmada. Até o momento, ele não apresenta sintomas da doença.
As outras quatro pessoas que tiveram contato com o infectado também estão em isolamento social, mesmo após testarem negativo para a doença.
Com o diagnóstico, as autoridades do Ministério da Saúde emitiram um alerta destinado à população para reforçar a vigilância sanitária e as medidas de prevenção.
"O objetivo epidemiológico no momento é conter e retardar a possível transmissão comunitária de novas variantes preocupantes, continuar aumentando a cobertura dos esquemas completos de vacinação e sensibilizar e fortalecer as medidas de prevenção não farmacológicas na população", diz o texto.
+ Covid-19: farmacêutica inclui eventos adversos graves em bula de remédio
A ômicron aparece na Argentina em meio a uma nova onda de casos de covid-19. No domingo, por exemplo, o país registrou média diária de casos de 2.032 -- com 14.228 infecções acumuladas entre 29 de novembro e 5 de dezembro.
O número representa um aumento de ocorrências semanal de 28,1% em relação ao acumulado de 11,1 mil do último domingo, com média diária de 1.585.