Publicidade
Jornalismo

Operação da Polícia Civil prende 17 pessoas por crime ambiental em SP

Agentes apreenderam 16 caminhões e quatro retroescavadeiras

Imagem da noticia Operação da Polícia Civil prende 17 pessoas por crime ambiental em SP
Parte dos presos foi flagrada despejando resíduos na Estrada Santo André Avelino, no Parque São Rafael, zona leste de São Paulo (Divulgação/SSP)
• Atualizado em
Publicidade

Agentes da 1ª Delegacia de Investigações de Infrações contra o Meio Ambiente (DIIMA) prenderam em flagrante, durante a operação Resíduos, nesta 2ª feira (29.nov), 17 pessoas por descarte irregular de resíduos sólidos em áreas de Mata Atlântica e manancial, na zona leste de São Paulo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os detidos responderão por crime ambiental, com base no artigo 54 da Lei 9.605/1998, que prevê reclusão de um a quatro anos, além de multa, para quem "causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora".

Parte dos presos foi flagrada despejando resíduos com 14 caminhões e uma retroescavadeira, na Estrada Santo André Avelino, no Parque São Rafael. A outra utilizava dois caminhões e uma retroescavadeira para fazer o despejo e nivelar o terreno, na área da Adutora Rio Claro, no Jardim São Francisco, onde havia ainda outras duas retroescavadeiras.

Os veículos e máquinas foram apreendidos. Permanente, a operação visa a combater o transporte e descarte ilegal de susbstâncias que podem causar danos a áreas de proteção ambiental. Nesta 2ª, mobilizou 40 policiais civis, 20 viaturas e drones para captar de imagens. Aos locais dos flagrantes, foram solicitados exames periciais. A Polícia Civil continua com a investigação agora para apurar, por exemplo, a devastação de uma área de 400 mil m², onde árvores foram cortadas.

Veja mais imagens da operação no dia 29 de novembro:

Divulgação/SSP

Divulgação/SSP

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade