Publicidade
Jornalismo

Maus-tratos: tutela de búfalos é concedida a protetores pela segunda vez

Animais foram encontrados, de novo, sem água e comida. Ativistas falam em "cenário de guerra" em fazenda de Brotas (SP)

Imagem da noticia Maus-tratos: tutela de búfalos é concedida a protetores pela segunda vez
Búfalos abandonados em fazenda no interior de SP
• Atualizado em
Publicidade

Após a prisão do fazendeiro por maus-tratos de animais em uma fazenda de Brotas, interior de São Paulo, e a soltura sob fiança de R$ 10 mil paga pelo fazendeiro, protetores de animais foram retirados do local. Foram encontrados centenas de búfalos em más condições de saúde, desnutridos e, outros vários, mortos. 

Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O homem retornou à fazenda, mas a polícia fez nova vistoria e constatou que os bichos estavam novamente sem água e comida. Com isso, a tutela foi concedida aos protetores pela segunda vez.  

Aproximadamente 40 voluntários aguardam decisão judicial para destinar os cerca de mil búfalos abandonados. O proprietário da fazenda Água Sumida parou com a criação dos búfalos para cultivar soja, tirando todo o pasto que havia no local. 

"O maior problema não são as mil cabeças. 80% desse rebanho são fêmeas, e elas estão prenhas. Então, esse problema só vai agravar: as fêmeas vão começar a parir e esses filhotes vão morrer porque elas não têm comida e leite", afirmou Vitor Favano, ativista voluntário que esteve na fazenda. 

Uma força-tarefa foi montada no local, com voluntários, ativistas, empresários e a prefeitura. Para Maurice Gomes Vidal, veterinário voluntário, "quando nós chegamos era um cenário de guerra, faltando o básico", acrescentando que está trabalhando 18 horas por dia e que "só vamos sair daqui quando o último búfalo estiver bem". 

Um advogado que acompanha o caso afirmou que está considerando "cada animal em [um caso] de maus-tratos como a prática de um crime, junto com associação criminosa". "Não dá para deixar lá [os animais], e se for deixado lá, não dá para ser na posse do fazendeiro", pontuou o delegado e deputado estadual Bruno Lima (PSL). 

O advogado do dono da fazenda negou o crime de maus-tratos e que os búfalos estão com água e comida, junto com um veterinário responsável por cuidar, vacinar e medicar os animais. 

Veja também:
Vídeo: arma de bandido falha e homem escapa de ser executado
Quatro suspeitos de roubo morrem em confronto com a polícia em Guarulhos (SP)
Dois filhos da ex-deputada Flordelis são condenados pela morte de pastor

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade