Lockdown na Nova Zelândia termina no dia 2 de dezembro
Bares, restaurantes, lojas e academias vão reabrir, mas clientes terão que apresentar passaporte da vacina
Nova Zelândia anuncia o fim do lockdown em Auckland. A informação é da primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, que após três meses e meio o lockdown será encerrado em 2 de dezembro. Uma nova estratégia será adotada para conter a pandemia do coronavírus, principalmente da variante Delta, que é altamente transmissível.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com isso, a Nova Zelândia utilizará o passaporte de vacinas, uma espécie de "semáforo" pandêmico. Bares, restaurantes e academais, estabelecimentos em Auckland, poderão ser reabertos, mas os clienteres precisarão provar que foram vacinados contra a covid.
"A dura verdade é que a Delta está aqui e não vai embora. Apesar de nenhum país ter sido capaz de eliminar completamente essa variante, a Nova Zelândia está em uma posição melhor do que outros para lidar com ela", argumentou a primeira- ministra.
Jacinda Arden explicou ainda que Auckland entrará inicialmente sob luz vermelha, na qual apenas pessoas vacinadas tenham acesso às atividades em público. O objetivo desse método de controle é permitir que as autoridades locais consigam rastrear de maneira mais eficaz os pontos onde a doença pressiona o sistema de saúde.
Atualmente, 200 casos de coronavírus são registrados diariamente no país e boa parte deles em Auckland. No momento, cerca de 85 indivíduos estão hospitalizados em virtude da doença. Além disso, chegou a 40 óbitos em uma população de cinco milhões desde o início da emergência