Pfizer anuncia 100% de proteção de longo prazo na vacinação de jovens
O estudo clínico envolvendo 2.228 voluntários refere-se a adolescentes de 12 a 15 anos
SBT News
A Pfizer e a BioNTech anunciaram nesta 2ª feira (22.nov) que sua vacina contra o coronavírus desenvolvida em conjunto oferece uma forte proteção de longo prazo contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 15 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em um comunicado, a Pfizer afirmou que a combinação das duas doses da vacina foi 100% eficaz contra a doença dentro do período avaliado, de sete dias a quatro meses após a segunda dose. A conclusão vem de um estudo de fase 3, desenvolvido pela empresa norte-americana.
Os dados de longo prazo - os primeiros desse tipo a serem tornados públicos e de uma análise de um ensaio clínico em estágio final envolvendo 2.228 voluntários - serão avaliados pela agência norte-americana Food and Drug Administration e outros reguladores globais para regulamentação completa aprovação nesta faixa etária, disseram as empresas.
Nenhuma preocupação séria de segurança foi observada no ensaio e os efeitos colaterais estavam de acordo com outros dados relatados para a vacina, disse a Pfizer, que incluem dor no local da injeção, febre, fadiga e calafrios.
A Pfizer fez um pedido na semana passada à Anvisa para que sua vacina fosse utilizada em crianças de 5 a 11 anos. Atualmente, o imunizante tem autorização no Brasil para ser aplicado a partir de adolescentes de 12 anos.