Anvisa faz reunião com laboratório sobre uso de remédio contra a covid
A Merck Sharp & Dohme indicou que o pedido será apresentado em breve
SBT News
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou, nesta 6ª feira (19.nov), uma reunião com a empresa Merck Sharp & Dohme (MSD) para a pré-submissão do pedido de uso emergencial do medicamento molnupiravir contra a covid-19.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a agência, essa reunião é realizada para apresentação dos dados técnicos de um produto antes do envio formal do pedido pela empresa. Ainda de acordo com a Anvisa, o laboratório indicou que a solicitação de uso do medicamento será apresentada em breve, mas sem data prevista.
O prazo de avaliação da Anvisa tem início somente a partir do recebimento formal do pacote de dados e informações completas sobre o medicamento.
Eficiência do molnupiravir
No começo de outubro, a Merck Sharp & Dohme comunicou que o molnupiravir reduziu as hospitalizações e mortes em pessoas no início da infecção com o covid-19. O comprimido age em uma enzima que o coronavírus usa para copiar seu código genético e se reproduzir. O remédio mostrou atividade semelhante contra outros vírus.
Um estudo de fase 3 acompanhou 775 adultos com covid-19 leve a moderada e que foram considerados de maior risco para desenvolver um quadro grave da doença -- devido a problemas de saúde como obesidade, diabetes ou doenças cardíacas ou por terem mais de 60 anos.