São Paulo começa a vacinar população com 3ª dose contra covid-19
Ampliação do público segue nova orientação do Ministério da Saúde
São Paulo começa a vacinar a população do estado com a dose de reforço, ou 3ª dose, contra a covid-19 nesta 5ª feira (18.nov). A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI), e vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com a mudança, 710 mil pessoas em todo o estado estão aptas a receber a dose adicional do imunizante. Além de São Paulo, outras sete capitais já aplicam a terceira dose: Porto Alegre, Goiânia, Campo Grande, Maceió, São Luís, Belém e Palmas.
Segundo as novas regras definidas pelo Ministério da Saúde na 3ª feira (16.nov), todos os maiores de 18 anos podem receber a nova dose de vacina. A recomendação é que o 3º imunizante seja diferente dos outros recebidos anteriormente, mas o cronograma pode ser definido por cada município.
A Saúde também definiu mudanças específicas para a vacina da Janssen. Agora, a vacina deixa de ser de dose única e terá uma segunda etapa dois meses após a aplicação da primeira. A medida, no entanto, não é a recomendada pela fabricante da vacina, nem adotada nos Estados Unidos.
A adaptação ocorreu sem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa os pedidos de fabricantes para a aplicação de 3ª dose no país. Na 4ª feira, a agência divulgou ter recebido um pedido da Astrazeneca para dose de reforço.