Publicidade
Jornalismo

Mais da metade dos postos de São Paulo estão sem 2ª dose da AstraZeneca

Secretaria informou que não há previsão para a chegada de novas remessas

Imagem da noticia Mais da metade dos postos de São Paulo estão sem 2ª dose da AstraZeneca
Vacina
• Atualizado em
Publicidade

Na cidade de São Paulo, mais da metade das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sem doses de vacina da AstraZeneca para aplicação da 2ª dose nesta 5ª feira (9.set). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o estoque do município é de cerca de 37 mil doses, quantidade insuficiente para abastecer todas as unidade da região. 

A cidade conta hoje com 468 postos de saúde. Desses, 240 estão sem as doses do imunizante. A SMS informou que não há previsão para a chegada de novas remessas, uma vez que a entrega depende do Ministério da Saúde. 

"Para garantir a vacinação nos territórios e resolver eventuais desabastecimentos por conta da alta procura em algumas regiões, a SMS realiza o remanejamento entre as unidades do município", disse a Secretaria.

Na última 6ª feira (3.set), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que ficará duas semanas sem entregar ao Ministério da Saúde doses da vacina contra covid-19 desenvolvida em parceria com a AstraZeneca pela instituição.

Houve atraso na entrega do IFA - Insumo Farmacêutico Ativo - e por isso haverá demora na entrega. "Todo o processo, desde a chegada do insumo até a entrega da vacina leva cerca de 3 semanas", informou a Fiocruz. O prazo é para produção, envasamento e controle de qualidade do imunizante.

A SMS de São Paulo afirmou que a falta de doses da AstraZeneca já era prevista pelo Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, que faz o acompanhamento diário dos imunizantes que chegam ao município. 

Procurado pelo SBT News, o Ministério da Saúde afirmou que a Pasta não deve 2ª dose de vacina Covid-19 da AstraZeneca ao estado de São Paulo. "

"Até o momento, foram entregues ao estado 12,4 milhões de dose 1 e 9,2 milhões de dose 2 da AstraZeneca. As 2,8 milhões de doses não foram enviadas porque o prazo de intervalo entre a 1ª e 2ª dose só se dará no final do mês. Dados inseridos por SP no LocalizaSUS mostram que o Estado utilizou como 1ª dose vacinas destinadas a dose dois. O estado aplicou 13,99 milhões de dose 1 e 6,67 milhões de dose 2", disse o Ministério"

"As alterações nas recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) acarretam na falta de doses para completar o esquema vacinal na população brasileira. Por isso, o Ministério da Saúde alerta mais uma vez para que Estados e municípios sigam o Plano Nacional de Operacionalização", completou.

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade