Covid-19: variante Mu é potencialmente preocupante, alerta agência europeia
Apesar de não ser tão contagiosa, cepa pode apresentar uma certa resistência às vacinas
Um estudo da Agência Europeia de Medicamentos divulgado nesta 5ª feira (9.set) apontou que a nova variante do coronavírus B.1.621, denominada "Mu", é potencialmente preocupante. A cepa foi identificada originalmente na Colômbia em janeiro deste ano e é classificada como "variante de interesse" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo Marco Cavaleri, chefe de estratégia de vacinas do regulador europeu, a Mu pode ser potencialmente mais preocupante, porque pode apresentar um possível risco de imuno evasão, ou seja, resistência às vacinas. Ele ressaltou, no entanto, que os dados mostram que a cepa não se espalha tão amplamente como a variante Delta.
Para concluir os estudos, os pesquisadores da agência europeia informaram que irão se comunicar com os centros de pesquisa de vacinas para obter a real eficácia dos imunizantes contra a nova variante.
Desde o primeiro registro da cepa, foram notificados casos esporádicos na Colômbia, com notícias de contaminações em outros países da América do Sul e da Europa. Até o momento, a Mu já foi identificada em 39 países.
Esta é a quinta variante de interesse do novo coronavírus já identificada pelos cientistas da OMS. As outras detectadas foram: Eta, Iota, Kappa e Lambda. Já as atuais variantes de preocupação são: Alfa, Beta, Gama e Delta.
+ Variante delta é responsável por 70% dos casos de covid-19 em São Paulo