Governo estuda ampliação de medidas para conter variante indiana
Quarentena de passageiros vindos do exterior ainda está em definição pelas autoridades sanitárias
SBT News
O governo vai ampliar medidas para conter a circulação de novas variantes do coronavírus no Brasil. Mas as novas regras ainda não fora definidas. Reunião do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária não conseguiu definir o local para onde passageiros de voos internacionais vindos da Índia, Reino Unido e África do Sul irão cumprir quarentena, com monitoramento do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde.
Uma nova reunião ocorrerá nos próximos dias com as companhias aéreas e concessionárias dos aeroportos para discutir medidas mais rápidas de obtenção de informações de passageiros passíveis de investigação sanitária.
A mutação do vírus da covid 19 é considerada uma Variante de Preocupação pela Organização Mundial de Saúde e está ligada ao recorde de casos e óbitos na Índia.
Ontem, o Maranhão iniciou testagem da população para impedir o avanço da variante indiana no estado. O Ministério da Saúde enviou 600 mil testes rápidos de antígeno ao estado do Maranhão. O reforço na testagem ao estado deve-se à identificação de pessoas infectadas em um navio originário da Índia, que está atracado próximo à costa maranhense.
Ceará também adotou medidas e monitora um caso de paciente vindo da Índia. O Espírito Santo foi notificado pela Anvisa sobre caso suspeito da cepa e São Paulo monitora passageiros que chegam de estados que já registraram casos da variante.
Vacinas da Pfizer e AstraZeneca têm eficácia contra a cepa indiana e estudos com a CoronaVac ainda estão sendo finalizados.