Publicidade
Jornalismo

Covid-19: variante indiana é detectada em 49 países, aponta OMS

Cepa B.1.617 apresenta três sublinhagens, com pequenas diferenças na proteína Spike

Imagem da noticia Covid-19: variante indiana é detectada em 49 países, aponta OMS
Pacientes aparecem deitados em camas dentro de leitos hospitalares (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Incluída há dois dias pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre as variantes de preocupação (VOC) do novo coronavírus, a cepa B.1.617 -- identificada originalmente na Índia -- já foi detectada em 49 países até o momento, segundo comunicado emitido pela entidade na noite desta 3ª feira (11.mai).

De acordo com a OMS, a B.1.617 contém três sublinhagens, cujas proteínas Spike -- utilizada pelo Sars-CoV-2 para infectar as células humanas -- apresentam diferenças entre si que são pequenas, mas, ao mesmo tempo, potencialmente relevantes. A prevalência de detecção global entre as sublinhagens também difere.

+ SP anuncia vacinação de pessoas a partir de 45 anos com comorbidades

De todo modo, diz o comunicado, casos de infecção pela variante indiana já apareceram nas seis regiões observadas pela OMS mundialmente: Américas, Europa, Sudeste Asiático, Meditarrêneo Oriental, África e Pacífico Ocidental. Ainda segundo a entidade, a decisão de considerar a B.1.617 uma VOC foi tomada com base em dois fatores.

O primeiro deles é que ela parece "ter taxas mais altas de transmissão, incluindo aumento rápido em prevalência observado em vários países". Já o segundo é que evidências preliminares sugerem haver uma resistência um pouco maior da variante tanto ao banlanivimab, um anticorpo monoclonal desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly para tratar a Covid-19, como a anticorpos neutralizantes.

Casos e mortes no mundo

 Entre os dias 3 e 9 de maio, período que a OMS considera como a mais recente semana epidemiológica, o mundo registrou 5,5 milhões de novos casos da Covid-19 e 90 mil novas mortes provocadas pela doença. Os países onde houve as maiores quantidades de infecções notificadas foram Índia (2.738.957), Brasil (423.438), Estados Unidos (334.784), Turquia (166.733) e Argentina (140.771).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade