Publicidade
Jornalismo

CoronaVac não teve controle de qualidade totalmente aprovado

Sinovac e Butantan se comprometeram a fazer adequações para futuros lotes que venham a ser usados no uso emergencial

Imagem da noticia CoronaVac não teve controle de qualidade totalmente aprovado
coronavac divulgação
• Atualizado em
Publicidade

A Anvisa não reconheceu a Farmacopeia Chinesa no controle de qualidade da vacina coronavac. A informação foi apresentada pelo gerente de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes. Ele explicou que a CoronaVac não segue uma norma de 2009, mas que a Sinovac e o Instituto Butantan apresentaram um cronograma de adequação e se comprometeram em fazer o controle de qualidade de futuros lotes da vacina a serem usados no uso emergencial. 

A CoronaVac também apresentou resultados para todos os lotes na questão da armazenagem e pode ficar guardado para uso por até 6 meses em temperatura entre 3 e 5ºC. A Anvisa fez ponderações para que o armazenamento seja feito por 12 meses e que o Instituto Butantan monitore com muita atenção.

Os testes da Coronavac no Brasil foram feitos em 16 centros de pesquisa. Duas mil pessoas não voltaram para a segunda dose, dos 10100 que receberam o imunizante. Além disso, 1000 participantes que tomaram a vacina não entraram no cálculo de eficácia da Coronavac, diz gerente geral de medicamentos da Anvisa. Segundo Gustavo Mendes, o laboratório apresentou informações adicionais sobre o estudo. Segundo Mendes, a Anvisa ainda não conseguiu ainda avaliar toda a segurança. Uma avaliação foi feita por amostragem e não houve nenhum problema considerado sério.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade