Publicidade
Jornalismo

Imprensa indiana fala em "diplomacia vacinal" na exportação de vacinas

Para porta-voz indiano, país vai distribuir vacinas para "toda a humanidade" mesmo que "leve algum tempo"

Imagem da noticia Imprensa indiana fala em "diplomacia vacinal" na exportação de vacinas
Imprensa indiana fala em "diplomacia vacinal" na exportação de vacinas
• Atualizado em
Publicidade
A imprensa indiana divulgou, na manhã desta 6ª feira (15.jan), informações sobre a chegada do avião brasileiro em Mumbai neste fim de semana para buscar 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, produzida no Instituto Serum.

Saiba mais

Embora a primeira remessa venha da Serum, o Brasil também selecionou a vacina da Bharat Biotech, disseram as fontes. "Não faz sentido armazenar mais vacinas além da capacidade atual da Índia. Portanto, a exportação da vacina para outros países não afeta os planos de vacinação no país", disse um alto funcionário do governo ao The Indian Express.

Enquanto isso, em Nova Delhi, com Bangladesh, Mianmar, Nepal, Butão, Maldivas e Sri Lanka também olhando para a Índia, as autoridades disseram que a vacina de baixo custo do país pode vir a ser parte de sua "diplomacia vacinal".

O porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores, Anurag Srivastava, disse que o fornecimento de vacinas para outros países "pode levar algum tempo".

"No que diz respeito aos pedidos de vacinas de países da Índia, você deve se lembrar que o primeiro-ministro já declarou que a capacidade de produção e distribuição de vacinas da Índia seria usada para o benefício de toda a humanidade no combate a esta crise", disse ele.

Ainda citando fontes, o jornal indiano informa que a aeronave do Brasil está equipada com um sistema especial de controle de temperatura para armazenar a remessa e que as autoridades indianas e brasileiras estão trabalhando para garantir todas as autorizações necessárias.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade