Publicidade
Jornalismo

Sociedade Brasileira de Infectologia contraindica tratamento precoce da covid

Nota vai no sentido contrário das declarações do presidente da República

Imagem da noticia Sociedade Brasileira de Infectologia contraindica tratamento precoce da covid
Foto: Gerd Altmann/Pixabay
• Atualizado em
Publicidade
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) publicou na noite desta 5ª feira (14.jan) uma mensagem no Twitter desaconselhando o tratamento precoce para a covid-19 com medicamentos como hidroxicloroquina ou ivermectina.

A mensagem vem pouco depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar em uma transmissão ao vivo que o uso destes medicamentos teria ajudado Manaus a lidar com a pandemia do novo coronavírus. O comentário foi avalizado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que estava ao lado do presidente.

Leia o fio de tuítes da SBI aqui ou, mais abaixo, a transcrição completa.

"A SBI não recomenda tratamento precoce para COVID-19 com qualquer medicamento (cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, nitazoxanida, corticoide, zinco, vitaminas, anticoagulante, ozônio por via retal, dióxido de cloro), porque os estudos clínicos randomizados com grupo controle existentes até o momento não mostraram benefício e, além disso, alguns destes medicamentos podem causar efeitos colaterais. Ou seja, não existe comprovação científica de que esses medicamentos sejam eficazes contra a COVID-19.

Essa orientação da SBI está alinhada com as recomendações das seguintes sociedades médicas científicas e outros organismos sanitários nacionais e internacionais, como: Sociedade de Infectologia dos EUA (IDSA) e da Europa (ESCMID), Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), Centos Norte-Americanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância do Ministério da Saúde do Brasil (ANVISA)."

 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade