Energia elétrica voltará a ser cortada em caso de inadimplência
A medida exclui pessoas de baixa renda, dependentes de equipamento elétrico para sobrevivência, além de outras categorias
A energia elétrica poderá voltar a ser cortada no caso de inadimplência a partir desta segunda-feira (3). A atitude estava suspensa desde 24 de março pela Agência Nacional de Energia Elétrica por conta da pandemia do novo Coronavírus. O corte não poderá ser feito nas sextas-feiras, sábados, domingos e data que antecede feriado.
+ Calendário do auxílio emergencial para novos beneficiários é divulgado
A Aneel, porém, afirma que não suspenderá o serviço sem primeiro avisar os inadimplentes e enviará documento que comprova a falta de pagamento, mesmo já tento alertado o consumidor antes sobre a dívida.
Para as pessoas de renda baixa, o corte continua proibido durante o estado de emergência na pandemia. Para outras categorias, a suspensão da energia também não pode ser realizadas, como consumidores que não estão recebendo a fatura impressa ou que vivem em locais onde não há posto de arrecadação, como lotéricas e bancos. Além disso, clientes que dependem de equipamentos elétricos para sobrevivência não poderão ter o serviço cortado.