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Jornalismo

Procon-SP registra o dobro de reclamações em compras online no 1º trimestre de 2020

Número de queixas no primeiro trimestre de 2020 quase chega ao número de todos os chamados do primeiro semestre de 2019

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Procon-SP registra o dobro de reclamações em compras online no 1º trimestre de 2020
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A Fundação Procon-SP informou nesta quarta-feira (22) que registrou aumento em 109% de reclamações relacionadas a compras pela internet no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. O órgão irá multar empresas que estejam agindo contra a lei do consumidor.

Entre janeiro e março, a Fundação recebeu 35.789 reclamações em todo o estado de São Paulo. Em 2019, foram 17.108. Todos os anos, o Procon segue com aumento no número de casos relacionados a compras pela internet. No primeiro semestre de 2018, foram 20.368 chamados. No mesmo período em 2019, 33.628 reclamações.

"O comércio está preparado para vender, mas não está preparado para entregar. É inadmissível que neste momento de pandemia, em que as compras online são a única alternativa para as pessoas, as empresas causem tantos transtornos", disse Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor. 

Dentre as principais reclamações, se destacam:
  • Demora ou não entrega do produto;
  • cobrança indevida ou abusiva;
  • entrega diferente do pedido;
  • cancelamento da compra;
  • serviço não fornecido;
  • cobrança indevida ou abusiva.
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