Voluntários apresentam reação por contato com petróleo no PE
Após dias trabalhando no combate ao óleo, cresce o número de atendimentos nos postos de saúde de Recife
redação
Médicos alertam para os riscos de contato direto com os resíduos de petróleo presentes no litoral de Pernambuco, 19 voluntários já foram atendidos em hospitais da região após o trabalho nas praias.
Nagiel Tavares da Silva, foi um dos voluntários e trabalhou durante cinco dias no combate as manchas, e após oito dias de contato com o petróleo, procurou o hospital. Os sintomas mais comuns são diarreia e dor de cabeça constantes.
É cada vez maior o número de pessoas que procuram o hospital relatando algum sintoma relacionado ao contato com o material, Antônio Carlos Barbosa, outro voluntário, também apresentou irritação na pele.
Até o momento, 19 pessoas tiveram contato com o óleo e se dirigiram ao Hospital de São José da Coroa Grande, mas o número pode ser ainda maior, pois podem haver pessoas que obtiveram contato com o petróleo, possuem algum sintoma e não procuraram a unidade de saúde mais próxima.
Os pacientes já notificados receberão acompanhamento médico para a realização de exames específicos. Porém, o acompanhamento só será realizado após a criação de um protocolo a ser estabelecido pelo Ministério da Saúde.