Protestos em Barcelona terminam com 128 presos e 400 feridos
Cerca de meio milhão de pessoas foram às ruas, pelo quinto dia consecutivo, para protestar contra a condenação de líderes separatistas da Catalunha
SBT News
Meio milhão de pessoas foram às ruas de Barcelona protestar contra a condenação de líderes separatistas da Catalunha. Já é o quinto dia seguido de protestos e novos confrontos terminaram com dezenas de presos e feridos.
Barcelona amanheceu com rodovias bloqueadas e mais de 50 voos cancelados, sindicatos convocaram uma greve geral e cerca de 500 mil pessoas foram às ruas. Os protestos começaram pacíficos nessa sexta-feira (18), mas terminaram em confronto: manifestantes colocaram fogo em barricadas e a polícia foi acionada.
As manifestações são contra a decisão da Justiça espanhola, que condenou líderes separatistas da Catalunha. Os protestos dessa sexta-feira deixaram 67 pessoas, em sua maioria policiais, feridas, e 17 manifestantes foram presos.
Uma jovem admitiu que as manifestações, que chegaram a tirar o asfalto das calçadas, são violentas, mas que a polícia age com crueldade. Já um outro jovem afirma que a greve é necessária, e que a população precisa dizer o que pensa.
A Igreja da Sagrada Família, um dos pontos turísticos mais visitados da Espanha, foi fechada por conta da violência dos protestos, o jogo entre Barcelona e Real Madrid, que estava marcado para o dia 26, foi adiado.
Faltando menos de um mês para as próximas eleições legislativas do país, o primeiro-ministro Pedro Sanches afirmou, durante um pronunciamento feito na tarde dessa sexta-feira, que os culpados pelos atos violentos serão identificados e punidos.