Pacientes denunciam descaso em hospital público de Rondônia
Local não tem enfermeiros e acompanhantes estão responsáveis por aplicar as medicações nos internados
SBT News
Pacientes denunciam descaso com a saúde pública no Hospital de Urgência e Emergência Regional (HEURO) de Cacoal, Rondônia.
A denúncia foi feita durante uma sessão plenária na Câmara de Vereadores, que fica no interior do estado. Apesar de atender 100% pelo SUS, receber casos de alta e média complexidade e pacientes vindos de mais de 25 cidades vizinhas, o Hospital Heuro está sem enfermeiros.
Devido a falta de profissionais, os acompanhantes estão aplicando as medicações e os pacientes precisam pagar a uma cuidadora, que presta serviços na unidade, para receber banho e outros cuidados higiênicos.
A empresária Lucilene Gomes foi a responsável pela denúncia. A sogra dela, Maria, de 86 anos, está internada no hospital após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e está recebendo os cuidados das próprias acompanhantes, que são a cunhada e a sobrinha de Lucilene. Em um vídeo é possível ver a idosa sendo atendida pelos familiares. Ainda segundo a denunciante, o banho na paciente dado pela cuidadora lhe custou R$ 30.
O vereador Valdomiro Corá informou que já encaminhou a denúncia aos responsáveis e está acompanhando. Já a direção do hospital não divulgou a quantidade de enfermeiros lotados na unidade, mas afirmou trabalhar de acordo com as condições oferecidas pela Secretaria Estadual de Saúde.
Na região, a UPA que deveria desafogar o atendimento no hospital, acabou se tornando uma Unidade Central de Saúde (UCS), devido a falta de contratações. Ela ainda não atendendo aos finais de semana e funcionando apenas durante o dia.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia informou que está apurando todos os fatos mostrados e que algumas medidas já foram tomadas, como advertir a equipe de plantão que deixou a acompanhante medicar a paciente.