Procon-SP determina investigação da Empiricus após propaganda
Companhia é acusada de promover publicidade enganosa e propaganda abusiva em peça com a jovem Bettina Rudolph
SBT News
(Foto: Reprodução / Youtube)
O sucesso da propaganda da Empiricus com a jovem Bettina Rudolph no YouTube segue causando problemas para a empresa. Nesta terça-feira (26), o Procon-SP determinou a investigação da companhia pela divisão de crimes contra o consumidor da Polícia Civil por publicidade enganosa e propaganda abusiva.
De acordo com o órgão, a operação ocorre como resposta ao vídeo onde Bettina afirma ter começado a investir em ações aos 19 anos, quando tinha apenas R$ 1.520,00. Três anos depois, ela acumulou patrimônio de mais de R$ 1 milhão. "Simples assim", diz ela na peça.
Em nota oficial, o Procon-SP afirma que o vídeo infrige os artigos 67 e 69 do Código de Defesa do Consumidor. O pedido foi feito pelo diretor executivo da instituição, Fernando Capez.
O Procon diz já ter tomado medidas administrativas e que notificou a Empiricus sobre o caso. Em resposta, a empresa afirma que suas campanhas publicitárias "buscam criar interesse no público em conhecer melhor o mercado de ações, fundos e títulos financeiros, de modo a aplicar melhor o seu dinheiro".
Além disso, a Empiricus ressalta que a campanha de Bettina tem um "caráter de teaser para um curso gratuito de educação financeira, feito por uma diligente equipe de 32 especialistas e que já esclareceu o seu conteúdo em vários dos seus canais de comunicação", completou.