João de Deus sai da cadeia para tratamento médico
O médium ficará no Instituto de Neurologia de Goiânia por um período inicial de quatro semanas
SBT News
O Superior Tribunal de Justiça determinou a internação do médium João de Deus no Instituto de Neurologia de Goiânia. A decisão atende a um pedido da defesa, que solicitou a substituição da prisão pelo regime domiciliar ou internação hospitalar.
Os advogados justificaram que o médium tem idade avançada (77 anos) e que recentemente realizou uma cirurgia para a retirada de 60% do estômago, perdendo 17 quilos em dois meses. Alegaram ainda que João de Deus possui aneurisma da artéria aorta, que leva o sangue do coração para várias partes do corpo. O documento justifica que a unidade prisional não dispõe de equipe médica suficiente para acompanhar os detentos.
Segundo a decisão do ministro Nefi Cordeiro, o período inicial de tratamento será de quatro semanas e o médium ficará escoltado pela polícia, além de ser monitorado por uma tornozeleira eletrônica. Caso João de Deus apresente melhora no quadro de saúde, voltará para a prisão. O tratamento será pago por ele.
João de Deus está preso desde o dia 17 de dezembro. João de Deus é réu em processos de abuso sexual de mulheres que o procuravam para tratamento espiritual. Ele nega os crimes.