Publicidade
Jornalismo

SP: Área de preservação ambiental é ameaçada por turismo desordenado

Habitantes da Ilha das Couves, localizada em Ubatuba, relatam diversos casos de danos ao meio ambiente devido ao aumento significante do fluxo de turistas na região

Imagem da noticia SP: Área de preservação ambiental é ameaçada por turismo desordenado
SP: Área de preservação ambiental é ameaçada por turismo desordenado
• Atualizado em
Publicidade
A ilha, localizada a seis quilômetros da costa e pertencente à União, encontra-se nos limites da área de proteção ambiental da Marinha do Litoral Norte e era, anteriormente, acessada por pouco visitantes por meio de lanchas e iates de luxo. 
 
contudo, com a inclusão da Ilha das couves na rota de escunas e barcos de pescadores, o turismo na região deu um salto, chegando a receber cerca de três mil pessoas em um só dia. 
 
Segundo um estudo técnico feito em conjunto com biólogos, oceanógrafos e engenheiros ambientais, o número de visitantes na ilha, ao mesmo tempo, não deveria ultrapassar a marca de cento e setenta e sete pessoas. 
 
Segundo os moradores da ilha, juntamente com o turismo desordenado, vieram os danos ao meio ambiente local. "Mudou muito, agora, o povo tá meio relaxadão, deixando lixo e um monte de coisa; estão invadindo a privacidade da natureza", relata uma moradora. 
 
Os intensos danos ao meio ambiente e a falta de fiscalização e de segurança no transporte de turistas levou o Ministério Público Federeal a entrar com uma ação civil pública, em 2017, para articular com a Prefeitura e Marinha um controle de acesso e permanência na Ilha, porém, na prática, os resultados desta medida ainda não podem ser observados. 
 
O Secretário de Turismo de Ubatuba alega que a Prefeitura vem tentando fazer a sua parte e que aumentou os valores para a entrada de ônibus e vans no município, além de criar uma taxa ambiental. 
 
Já a Fundação Florestal, responsável pela fiscalização e proteção a área, informa que as regras para a visitação da ilha dependem dos trabalhos que estão em andamento, uma vez que envolvem muitas instituições em função dos usos múltiplos que a ilha oferece, e que vem buscando fortalecer parcerias e trabalhando em diversas frentes para organizar o turismo náutico. 
 

 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade