Pai de Henry Borel é eleito vereador no Rio de Janeiro
Leniel ganhou notoriedade após a trágica morte de seu filho em 2021 e por fundar uma associação para prestar apoio às crianças vítimas de violência
Wagner Lauria Jr.
Leniel Borel, pai do menino Henry Borel, morto em 2021 aos 4 anos, foi eleito vereador no Rio de Janeiro nas eleições municipais deste domingo (6). Ele concorreu pelo Partido Progressistas (PP) e foi o 8º candidato mais votado no âmbito carioca, com 34.359 votos.
+ Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, é a vereadora mais votada do Brasil
Leniel ganhou notoriedade após a trágica morte de seu filho, Henry, que, de acordo com a necropsia, sofreu hemorragia e laceração hepática causada por ação contundente, além de 23 lesões espalhadas pelo corpo.
No momento da tragédia, o pequeno estava sob os cuidados da mãe, Monique Medeiros, e do padrasto, o ex-vereador Jairo Souza Santos, conhecido como Dr. Jairinho, em um apartamento de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.
Monique é acusada da morte de Henry juntamente com Jairinho, que teve seu mandato cassado no ano do crime. Os dois são acusados por homicídio, tortura e coação.
O casal alegou ter encontrado a criança desacordada. O caso levou à condenação dos dois e fez Leniel se tornar uma figura pública.
Quem é Leniel?
No ano seguinte a morte do filho, em outubro de 2022, o engenheiro Leniel Borel fundou a Associação Henry Borel, com intuito de prestar apoio às crianças vítimas de violência, sua principal pauta para o cargo legislativo, semelhante a da vereadora mais votada do Brasil, Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni.
"Obrigado a todos que me apoiaram e que estiveram comigo. Nada disso seria possível sem os mais de 34 mil votos que recebi no dia de hoje. Fazemos parte de um dia histórico para a cidade do Rio de Janeiro. A partir de agora, construiremos um futuro melhor para os nossos pequenos.", escreveu após o resultado.