Guerra na Ucrânia provoca quase 83 mil pedidos de asilo na União Europeia
Movimentação é a maior já registrada desde a Segunda Guerra Mundial
A guerra na Ucrânia está provocando um novo recorde no número de pedidos de asilo na União Europeia. Segundo balanço divulgado nesta 4ª feira (1º.jun), foram registradas 82,9 solicitações apenas no mês de março, cifra 30 vezes maior do que o contabilizado antes do conflito militar, mesmo com a crise no Afeganistão e Síria.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dados mostram que os pedidos de asilo de pessoas provenientes de países que integravam a ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) também dispararam, tendo sido registado o dobro de solicitações de russos entre fevereiro e março (1,4 mil), além de cidadãos da Bielorrússia, Azerbaijão, Tajiquistão e Uzbequistão.
Para a Agência da União Europeia para o Asilo (EUAA, na sigla em inglês), o aumento significativo no número de solicitações é espelho da dimensão histórica da migração, mas com magnitudes que não eram vistas desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
+ Ucrânia já registra 15 mil casos suspeitos de crimes de guerra
Até o momento, a invasão russa na Ucrânia já provocou a saída de 6,8 milhões de cidadãos do país, sendo a maioria mulheres e crianças. De acordo com monitoramento da Organização das Nações Unidas (ONU), outras 10 milhões de pessoas permanecem deslocadas internamente, enquanto 15 milhões necessitam de ajuda humanitária.