Embaixador do Brasil na ONU defende fim da guerra na Ucrânia
Representante brasileiro afirmou que o Brasil se une aos demais países por uma solução diplomática

SBT News
Durante discurso na sessão emergencial da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta 2ª feira (28.fev), o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, defendeu o fim da guerra que acontece na Ucrânia desde a última semana após ataque da Rússia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em meio aos discursos, o representante brasileiro comentou que o Brasil se une aos outros países pela solução diplomática. Apesar de não assumir uma postura contra o país russo, Costa Filho se colocou a favor do fim dos conflitos.
"É de interesse coletivo fazer de maneira conjunta tudo que possamos para paralisar e reverter as ações bélicas antes que seja tarde. O Brasil se junta a esses pedidos de imediato cessar-fogo na Ucrânia", comentou o embaixador durante discurso.
Ainda durante seu pronunciamento na sessão, o embaixador pediu por cuidado no fornecimento de armas à Ucrânia e também às ações econômicas contra a Rússia, que podem impactar no mundo e economia, em especial na alimentação.
"Estamos sob uma escalada rápida de tensão que pode colocar toda a humanidade em risco, mas ainda há tempo para impedi-los", declarou o embaixador do Brasil, também destacando que é dever do Conselho de Segurança da ONU e da Assembleia Geral atuar para que essa escalada seja revertida.
O encontro realizado nesta 2ª feira foi aprovado pelo Conselho de Segurança no último domingo (27.fev), com votos favoráveis de 11 países. O intuito do encontro dos 193 países-membros é encontrar uma resolução para a condenação da ofensiva militar russa contra a Ucrânia.
"O Brasil votou a favor do projeto de resolução perante o Conselho de Segurança sobre a situação na Ucrânia. Lamentamos que o projeto não tenha sido aprovado mas acreditamos firmemente que o Conselho ainda não esgotou os instrumentos de que dispõe?" (segue)
? Patrícia Vasconcellos (@patricia_vasc) February 28, 2022
?na Convenção do Genocídio. Este é o momento de os principais órgãos das Nações Unidas trabalharem juntos na busca de um dos principais objetivos das Organizações: salvar-nos do flagelo da guerra." (Do representante permanente do Brasil na ONU durante Assembleia Geral)
? Patrícia Vasconcellos (@patricia_vasc) February 28, 2022
"Aqueles que repetidamente pediram a desescalada também arcarão com os custos do jogo de poder entre a OTAN e a Rússia que estamos testemunhando atualmente." - Do Representante permanente do Br na ONU hj aqui em NY
? Patrícia Vasconcellos (@patricia_vasc) February 28, 2022
Representante do BR na ONU:"Igualmente importante,apelamos a todos os intervenientes para que reavaliem as suas decisões sobre o fornecimento de armas, o recurso a ciberataques e a aplicação de sanções seletivas, particularmente aquelas que possam afetar a economia global (segue)
? Patrícia Vasconcellos (@patricia_vasc) February 28, 2022
"incluindo a área crítica da segurança alimentar. Neste momento, precisamos de soluções construtivas; não ações que apenas prolongarão as hostilidades e espalharão o conflito, com efeitos ondulantes na economia e na segurança do mundo." (Brasil hj na Assembleia Geral da ONU)
? Patrícia Vasconcellos (@patricia_vasc) February 28, 2022
Leia também:
+ Aliada da Rússia, Belarus aprova retorno de armas nucleares ao país
+ Jogadores de futebol chegam ao Brasil após fuga da guerra na Ucrânia
+ Ucrânia vai soltar prisioneiros que aceitem lutar contra a Rússia