Após russos deixarem Kiev, Ucrânia diz ter encontrado 410 corpos de civis
Na cidade de Bucha, 280 corpos foram achados em uma vala comum; Moscou nega ter atacado civis
SBT News
Com a saída de tropas russas da região de Kiev, forças ucranianas dizem ter encontrado 410 cadáveres neste domingo (3.abr). Segundo a prefeitura da cidade de Bucha, próxima a Kiev, 280 corpos teriam sido encontrados em valas comuns. O presidente Volodymyr Zelenskyy disse que as tropas ucranianas que estão retomando áreas ao redor de Kiev e Chernihiv não estão permitindo que os russos recuem sem lutar e que estão "destruindo todos que podem". Em seu discurso em vídeo no último sábado (2.abr), disse que a Ucrânia sabe que a Rússia tem forças para pressionar ainda mais o leste e o sul da Ucrânia. "Qual é o objetivo das tropas russas? Eles querem tomar o Donbas e o sul da Ucrânia", disse ele. "Qual é o nosso objetivo? Para defender a nós mesmos, nossa liberdade, nossa terra e nosso povo".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O governo Russo nega ter atacado civis e que as imagens são uma provocação do governo ucraniano. Putin disse que os moradores podiam circular livremente e usar celulares, e que o caminho estava livre para quem quisesse seguir em direção ao norte.
Após a divulgação da morte de civis, líderes Europeus se pronunciaram. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pelo Twitter, afirmou que as mortes "são mais uma evidência de que Putin e seu exército estão cometendo crimes de guerra na Ucrânia". "Farei tudo o que estiver ao meu alcance para matar de inanição a máquina de guerra de Putin". O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que as imagens de "centenas de civis assassinados covardemente" em Bucha "são insuportáveis".
Liberated Bucha near Kyiv. Horrible evidence of russian war crimes committed during the occupation of the city.
? Defence of Ukraine (@DefenceU) April 3, 2022
Never forget.
Never forgive.#BuchaMassacre#RussianWarCrimes pic.twitter.com/ec03jui5AH
Russia?s despicable attacks against innocent civilians in Irpin and Bucha are yet more evidence that Putin and his army are committing war crimes in Ukraine. 1/4
? Boris Johnson (@BorisJohnson) April 3, 2022
Les images qui nous parviennent de Boutcha, ville libérée près de Kiev, sont insoutenables. Dans les rues, des centaines de civils lâchement assassinés. Ma compassion pour les victimes, ma solidarité avec les Ukrainiens. Les autorités russes devront répondre de ces crimes.
? Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) April 3, 2022