Governo

Lula tem reunião sobre Venezuela com Mauro Vieira e número 2 do Itamaraty

Secretária-geral Maria Laura da Rocha está interinamente no comando das relações exteriores, enquanto chanceler viaja ao Oriente Médio

Imagem da noticia Lula tem reunião sobre Venezuela com Mauro Vieira e número 2 do Itamaraty
Maduro e Lula | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
• Atualizado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, neste domingo (8), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Laura da Rocha para tratar dos episódios mais recentes das tensões na Venezuela.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Maria Laura chegou ao Palácio da Alvorada por volta das 8h45 da manhã. Ela está interinamente no comando do Itamaraty, pois o chanceler Mauro Vieira está em viagem oficial no Oriente Médio. Ele participou da reunião de forma remota. O assessor especial da Presidência, Audo Faleiro, também esteve presente na reunião no Alvorada.

As relações do Brasil com a Venezuela ganharam novos desdobramentos depois de o governo brasileiro não reconhecer a vitória de Nicolás Maduro, em eleições consideradas sem transparência no país.

Neste sábado (7), a Venezuela ainda revogou a autorização do Brasil para proteger a embaixada argentina em Caracas, onde estão abrigados seis opositores procurados pelo regime de Nicolás Maduro. O Brasil assumiu a custódia da embaixada após um pedido do governo da Argentina.

As tensões aumentaram ainda mais depois de a Justiça da Venezuela aceitar, no dia 2 de setembro, uma denúncia do Ministério Público e emitir um mandado de prisão contra Edmundo Gonzalez, opositor de Maduro que havia reivindicado a vitória nas eleições.

Para evitar a prisão, Gonzalez deixou o país e pediu asilo na Espanha. O comunicado foi emitido pelas redes sociais do governo de Nicolás Maduro na noite de sábado (7), e o governo espanhol confirmou a saída do opositor.

Últimas Notícias