Lula tem reunião sobre Venezuela com Mauro Vieira e número 2 do Itamaraty
Secretária-geral Maria Laura da Rocha está interinamente no comando das relações exteriores, enquanto chanceler viaja ao Oriente Médio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, neste domingo (8), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Laura da Rocha para tratar dos episódios mais recentes das tensões na Venezuela.
+ Quem são os seis opositores de Maduro na embaixada Argentina, sob custódia do Brasil?
Maria Laura chegou ao Palácio da Alvorada por volta das 8h45 da manhã. Ela está interinamente no comando do Itamaraty, pois o chanceler Mauro Vieira está em viagem oficial no Oriente Médio. Ele participou da reunião de forma remota. O assessor especial da Presidência, Audo Faleiro, também esteve presente na reunião no Alvorada.
+ Edmundo Gonzalez deixa a Venezuela e se asila na Espanha
As relações do Brasil com a Venezuela ganharam novos desdobramentos depois de o governo brasileiro não reconhecer a vitória de Nicolás Maduro, em eleições consideradas sem transparência no país.
Neste sábado (7), a Venezuela ainda revogou a autorização do Brasil para proteger a embaixada argentina em Caracas, onde estão abrigados seis opositores procurados pelo regime de Nicolás Maduro. O Brasil assumiu a custódia da embaixada após um pedido do governo da Argentina.
As tensões aumentaram ainda mais depois de a Justiça da Venezuela aceitar, no dia 2 de setembro, uma denúncia do Ministério Público e emitir um mandado de prisão contra Edmundo Gonzalez, opositor de Maduro que havia reivindicado a vitória nas eleições.
Para evitar a prisão, Gonzalez deixou o país e pediu asilo na Espanha. O comunicado foi emitido pelas redes sociais do governo de Nicolás Maduro na noite de sábado (7), e o governo espanhol confirmou a saída do opositor.