Lula se encontra com primeiro-ministro da Etiópia
Presidente brasileiro convidou o premiê para participar da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
O presidente Lula se encontrou, nesta sexta-feira (16), com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, ganhador do Nobel da Paz em 2019.
Lula convidou o premiê para participar da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa do Brasil durante a presidência do G-20.
O presidente brasileiro esteve em Adis Abeba, lugar onde há cada vez mais prédios e novas avenidas, e que não lembra aquele da década de 1980, sinônimo de fome e extrema pobreza, que inspirou uma campanha mundial, reunindo as maiores estrelas da música pop da época pra arrecadar fundos pra África, especialmente, pra Etiópia.
Desde os anos de 1980, os etíopes conseguiram diminuir de 69% pra 27% o número de pessoas abaixo da linha da pobreza. A situação voltou a piorar por conta dos efeitos da pandemia e de uma guerra civil, que terminou no ano passado.
O monumento que Lula visitou nesta sexta é uma referência a um passado ainda mais distante, do século XIX, quando os italianos tentaram e não conseguiram colonizar a Etiópia.
Mais tarde, a delegação brasileira, formada pelo presidente e por seis ministros, teve um encontro ampliado com a delegação etíope.
Uma reunião de emergência dos países africanos, pra discutir os confrontos recentes na República Democrática do Congo, provocou o cancelamento de dois compromissos de Lula, além da participação do presidente num evento da organização da ONU pra alimentação.
O principal ponto da agenda de Lula na Etiópia será neste sábado (17), quando ele participa da Cúpula da União Africana, organização formada por 55 países do continente. Paralelamente, ele tem reuniões agendadas com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e com Mohammad Shtayyeh, que é primeiro-ministro da autoridade palestina.