Publicidade
Governo

Lula diz que elite econômica do país nunca se importou com educação

Declaração ocorreu durante premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática. Presidente destacou importância do ensino público

Imagem da noticia Lula diz que elite econômica do país nunca se importou com educação
Presidente e primeira-dama participam de cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática | Ricardo Stuckert/Presidência da República
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (11) que a elite econômica do país "nunca se importou com a educação". A declaração ocorreu durante a cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, no Rio de Janeiro.

"Essas pessoas tinham dinheiro para fazer seus filhos estudarem na França, na Inglaterra, na Alemanha, [enquanto] o filho do trabalhador estava destinado a cortar cana", concluiu o petista.

O presidente destacou o evento como um exemplo de sucesso do investimento na educação pública e afirmou que ele próprio é um exemplo da carência de acesso ao ensino.

"Meu sonho era ser economista. Eu nem sabia o que era, mas via os economistas falando bonito. Economista de oposição tem solução para tudo, mas quando chega no governo, esquece a solução. Acabei virando torneiro mecânico", disse Lula.

No evento, o político ainda sancionou o decreto que instituiu o programa "Mais ciência na escola" a nível federal, com o objetivo declarado de promover editais que incluem escolas em programas de desenvolvimento científico.

O que é a Olimpíada?

Promovida todos os anos pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas entregou medalhas de ouro a 650 estudantes de todo o país neste ano.

Ao todo, a competição de 2024 teve mais de 18,3 milhões de participantes de 55,3 mil escolas brasileiras. Além da medalha, os estudantes premiados têm acesso a uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 mensais.

Lula ressaltou o fato de que 99% dos municípios tiveram escolas participando da competição, o que classificou como "sucesso extraordinário".

Publicidade

Assuntos relacionados

Governo Lula
Lula
Educação
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade