Governo federal vai mobilizar todas as distribuidoras de energia do Brasil para restabelecer a luz no RS
Energia elétrica já foi retomada nas áreas não alagadas do estado, mas 450 mil imóveis continuam sem luz
O governo federal vai mobilizar equipes de todas as distribuidoras de energia do país para restabelecer o fornecimento e o funcionamento das redes assim que a água baixar no Rio Grande do Sul.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a energia elétrica já foi retomada nas áreas não alagadas do estado, mas 450 mil imóveis continuam sem luz.
"Nós faremos um remanejamento de equipamentos e de pessoal de todas as distribuidoras do país, a fim de que a gente já deixe mobilizados em torno de 500 eletricistas. Vamos deslocar essas equipes para o Rio Grande do Sul, para minimizar a dor do povo gaúcho", afirmou o ministro.
Em outra linha de ação, o Ministério de Portos e Aeroportos está debatendo estratégias com as empresas aéreas para que os voos sejam mantidos em terminais regionais do estado. O aeroporto de Porto Alegre deve seguir fechado até o fim do mês por conta das inundações. O governo federal já montou um plano emergencial para que, assim que a água baixar no local, o aeroporto volte a operar o mais rápido possível.
Nesta terça-feira (7), a Marinha transportou, do Rio de Janeiro até Canoas, um hospital de campanha com capacidade para operar até 40 leitos. Militares que atuam como profissionais de saúde também foram enviados.
Em entrevista ao programa Perspectivas do SBT News, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, explicou que a situação é diferente em diversas regiões do estado.
"Ainda está sendo feita a evacuação de muitos moradores de várias cidades. Não podemos, diante de um desastre que envolve milhares de pessoas como vítimas, bater cabeça", disse.