Governo abre licitação de R$ 659 mil para instalação de sistema antifurto na biblioteca do Planalto
Documento também lista itens como etiquetas, além de treinamento para a equipe que trabalha no local
Uma licitação no valor de R$ 659,8 mil foi aberta pela Presidência da República, por meio da Casa Civil, para a compra de um sistema antifurto para proteger o acervo da biblioteca localizada no Palácio do Planalto, que reúne mais de 42 mil itens, incluindo obras de valor histórico e cultural. O pregão foi divulgado nesta terça-feira (13), no Diário Oficial da União.
A licitação inclui a compra de etiquetas para as obras, leitores de inventário e duas antenas para ativar e desativar o sistema de segurança em cada um dos livros. Ao todo, são 77.196 itens. A sessão pública da contratação está marcada para o dia 23, às 9h30.
+ Com perspectiva de investimentos, governo espera avanço de pauta verde no Congresso
Na justificativa, a Casa Civil argumenta que a Presidência atualmente enfrenta desafios para cumprir a gestão do acervo bibliográfico e que é necessário “investimento em soluções tecnológicas adequadas, bem como em treinamento da equipe, para superar esses desafios e assegurar a preservação e acessibilidade do acervo bibliográfico da Presidência da República".
Entre as dificuldades citadas estão o constante fluxo de materiais, por causa de empréstimos, devoluções, novas aquisições e atualizações técnicas; a divisão do acervo em três locais distintos por questões de espaço; e a dificuldade de acesso a alguns materiais como prateleiras altas ou livros em outras unidades.