Decisão sobre novo ministro da Justiça deve sair nesta semana, diz Dino
Ministro deixará cargo para ocupar cadeira no STF; Cappelli e Lewandowski estão entre possíveis substitutos
Camila Stucaluc
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que, até o fim desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar o próximo líder da pasta. A decisão acontece em meio à saída de Dino, que foi aprovado para ser o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse está marcada para 22 de fevereiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
“Creio, que, nesta semana, a transição seja concluída. Espero que até o final da semana o presidente possa chegar à sua escolha, chegar a esse nome. Eu continuo no ministério garantindo a continuidade das atividades com a minha equipe, e qualquer que seja o homem ou a mulher escolhido pelo presidente da República, terá em mim toda transparência para mostrar os projetos”, disse Dino.
Antes de ocupar a cadeira no STF, no entanto, o ministro deve exercer um breve período, de cerca de um mês, como senador. Em 2022, ele foi eleito parlamentar pelo Maranhão.
+ Com segurança reforçada e sem protestos, ato do 8/1 termina sem incidentes graves
Além do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, outros nomes estão cotados para assumir o comando da pasta. Entre os favoritos estão o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Carvalho.