8 de janeiro: União cede área em Brasília para construção de Museu da Democracia
Instalação será feita no setor cultural da Esplanada dos Ministérios; obras devem começar em 2025
Camila Stucaluc
A União cedeu uma área na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a construção do Museu da Democracia. A informação foi divulgada na 6ª feira (5.jan) pelo Ministério da Cultura, responsável pelo projeto. Segundo a pasta, o objetivo é garantir o aperfeiçoamento democrático da sociedade brasileira, que enfrentou atos golpistas em 8 de janeiro de 2023.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao todo, serão investidos R$ 40 milhões no empreendimento, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com a efetivação do terreno, o Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) devem lançar o concurso nacional para escolher o projeto arquitetônico do espaço. A expectativa é que a obra seja iniciada em 2025.
“O Museu será construído com a união dos setores democráticos do país e não estará ligado a um setor político. O intuito é que seja uma instituição cívica, plural e construída em sintonia com todos aqueles que apoiam a democracia”, disse a pasta.
+ "Democracia fortalecida": veja mensagens de ministros do STF sobre o 8/1
Além de abrigar um memorial sobre os ataques antidemocráticos do ano passado, que completam um ano na próxima 2ª feira (8.jan), o museu terá atividades voltadas à realização de cursos, seminários, palestras, debates, pesquisas, exposições temporárias e atos cívicos. O museu estará ao lado do Teatro Nacional Claudio Santoro.