Publicidade
Governo

Venezuela X Guiana: Lula abre mão de relação pessoal com Maduro e transfere negociação para Vieira e Amorim

Ao SBT News, ministro da Defesa detalhou que conversas estão ocorrendo entre representantes do Brasil e da Venezuela

Imagem da noticia Venezuela X Guiana: Lula abre mão de relação pessoal com Maduro e transfere negociação para Vieira e Amorim
Marcelo Camargo/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

As conversas entre o Brasil e a Venezuela sobre a crise com a Guiana estão ocorrendo por meios diplomáticos, apesar da relação próxima entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Nicolás Maduro. Conforme declarou o ministro da Defesa, José Múcio, ao SBT News, Lula tem adotado a postura de respeito a Maduro, mas deixado a posição para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

"Ele [Lula] tem usado muito o embaixador Celso Amorim e o ministro Mauro Vieira para conversar com o chanceler da Venezuela e, através disso, nós vamos resolver o problema", afirmou Múcio.

O titular da Defesa também disse que a pasta não foi acionada para tratar o tema com a Venezuela, mas aposta em uma solução pacífica ao embate com a Guiana. A situação começou após Maduro fazer uma consulta pública e anunciar a anexação de Essequibo - área rica em petróleo e que representa 70% do país vizinho.

"É muita gente interessada em evitar um conflito. Esse é um continente pacífico e não são nossos pequenos problemas. Cada país tem os seus. Nós temos os nossos vizinhos também. Mas acho que um conflito desse tamanho não interessa a ninguém", opina.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade