Avião que repatriará brasileiros de Gaza pousa no Egito
Aeronave VC-2 saiu de Roma, onde estava desde 13.out, carregando purificadores de água, kits de medicamentos e outros insumos
O avião que fará a repatriação de cerca de 30 brasileiros da Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, decolou de Roma (Itália) às 12h04 (horário local) desta 4ª feira (18.out), com destino ao Aeroporto Internacional de El-Arish, no Egito. O pouso ocorreu às 16h04 (horário local). Às 17h47 (horário local), a aeronave aterrissou em Cairo.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A aeronave, um VC-2 (Embraer 190), com capacidade para 40 passageiros, estava parada na capital italiana desde a última 6ª (13.out), esperando permissão para ir ao país africano. Na viagem de hoje, levou a bordo 40 purificadores de água portáteis, dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo federal.
El-Arish concentra operações aéreas que prestam apoio humanitário à Faixa de Gaza. O objetivo é ajudar as famílias de civis em situação de emergência de saúde pública em Gaza, sobretudo as que se concentram na fronteira da região com o Egito.
Depois, informou a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião segue para Cairo, capital egípcia, onde deve fazer o resgate dos brasileiros que estão em Gaza.
Em nota divulgada nessa 3ª (17.out), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o grupo ainda aguarda abertura da fronteira e "segue abrigado nas localidades de Khan Younes e Rafah".
"O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, além de manter contato frequente com o grupo, tem prestado toda assistência possível aos brasileiros, inclusive alojamento em Rafah, fornecimento de água, comida e medicamentos ao grupo e oferecimento de assistência psicológica por profissionais palestinos, por via telefônica. Os veículos contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah", disse o Itamaraty.
"Está em fase de elaboração plano para a acolhida dos nacionais evacuados da Faixa de Gaza, com vistas a prestar-lhes a melhor assistência possível quando chegarem ao Brasil. A iniciativa, convocada pela Casa-Civil da Presidência da República, está sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Ministério da Saúde", comunicou ainda o MRE.
*Texto atualizado às 11h52
Leia também: