Quem são os novos ministros do governo Lula
Os deputados Fufuca e Silvio Costa Filho foram oficialmente anunciados. Ana Moser foi demitida
Gabriella Furquim
Dois integrantes do Centrão embarcaram oficialmente no alto escalão do governo Lula. André Fufuca (PP-MA) assume o Ministério do Esporte de Ana Moser -- que foi demitida sem qualquer agradecimento oficial do Planalto. Já Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) passa a comandar o Ministério de Portos e Aeroportos, no lugar de Márcio França, que, por sua vez, assume a nova pasta de Micro e Pequena Empresa -- que deve mudar de nome a pedido do político do PSB.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Eleito pelo Maranhão, Fufuca é médico, tem 34 anos e é líder do PP na Câmara dos Deputados. Aliado e correligionário do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Fufuca tem um longo histórico de posicionamentos contrários aos interesses do PT. O parlamentar votou a favor do impeachment de Dilma, em 2017, e foi contra a abertura de processo para afastar Jair Bolsonaro da presidência da República por conta da gestão na pandemia.
Costa Filho é pedagogo e tem 41 anos. Foi relator do projeto de lei que deu autonomia ao Banco Central, alvo de críticas do presidente Lula. Em 2022, anunciou que votaria em Lula ainda no primeiro turno das eleições contrariando a posição do seu partido, o Republicanos.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que as mudanças serão oficializadas após o retorno de Lula de viagem para a Índia. O presidente embarca nesta 5ª feira (7.set) para assumir a presidência do G20.