Lula diz que governo estuda abrir Consulado Geral na capital da Angola
Medida faz parte das intenções do governo de ampliar as relações com países africanos
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (26.ago), que o governo está estudando abrir um Consulado Geral em Luanda, capital da Angola. Durante discurso no evento de inauguração da Galeria Ovídio de Melo, o mandatário classificou a visita ao país como histórica e lembrou que Angola já abriga milhões de brasileiros.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Com aproximadamente 30 mil brasileiros, Angola já abriga nossa maior comunidade em todo continente africano. Por isso, instrui o chanceler Mauro Vieira a estudar a abertura de um consulado geral em Luanda, que seria o primeiro em um país de língua portuguesa na África", disse Lula. "Nas relações entre Brasil e Angola, precisamos sonhar alto", acrescentou.
A medida faz parte das intenções de Lula de ampliar as relações com países africanos. Além de Angola, o presidente passou pela África do Sul, onde participou da 15ª cúpula de líderes do Brics. Ainda hoje, o chefe do Executivo também embarca para São Tomé e Príncipe para participar da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
+ Lula recebe condecoração em Angola e promete campanha mundial contra a desigualdade
"Existe uma cultura de olhar sempre para o primo rico, os países mais ricos. Para muitos, a relação com a África era vista como uma relação de problema. O continente africano tem 54 países que amam o Brasil e é por isso que temos que apostar na relação com essas nações irmãs. Quero discutir como o país do tamanho do Brasil não tem voos diretos para o continente africano", disse Lula.